Termo de cooperação consolida parceria entre OSB e Unicesumar

Publicado para | Secundário em 23 de fevereiro de 2017 07:59

Na última terça-feira (25) o presidente, Ney Ribas, a vice-presidente do conselho superior, Elza Martelli Xavier e a diretora executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, estiveram em Maringá – PR, em reunião com o reitor do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Wilson Matos da Silva, formalizando uma parceria entre as instituições.

O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico científicas, além do desenvolvimento de projetos, cursos e programas da pesquisa e da extensão universitária.

Com a assinatura do termo, a ideia é que, a partir de 2017, quando se iniciará oficialmente o convênio, projetos acadêmicos possibilitem que cerca de 1200 alunos do curso de Serviço Social por ensino a distância (EAD) da universidade tenham a Rede OSBrasil como campo de estágio, e outros mais de 100 mil alunos tenham acesso a videoaulas sobre controle social,  Observatório Social e a atuação dos OS, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa,  e de Formação Social e Ética, obrigatórias em todos os cursos da Unicesumar.

Segundo Roni Enara, até o início do acordo, em 2017, as instituições estruturarão um plano de trabalho. “Será feito um comunicado oficial para todas as unidades da Unicesumar e para toda a Rede OSB sobre como serão os procedimentos em relação a essas duas áreas de atuação”, explicou.

Wilson ratificou a relevância do trabalho dos observatórios sociais e comentou sobre a importância da parceria. “Acreditamos na educação como resgate da dignidade humana. Tenho certeza que as atuações do Observatório Social só têm acrescentado em ações para uma educação melhor, por esse motivo, é de grande importância de firmar este convênio e trabalharmos juntos em busca do bem comum”.

As primeiras videoaulas já foram gravadas e Ney Ribas palestrou para coordenadores, diretores e equipe das disciplinas de Formação Sociocultural e Ética e Metodologia de Pesquisa Científica com o tema Educação para Cidadania. O presidente do OSB explicou que a parceria permitirá que os alunos atuem cumprindo horas de estágio em um trabalho relevante, no contato com as prefeituras, identificando e mapeando dificuldades gerenciais visando propor ações de melhoria como produto final. “As ações e pesquisas em campo de estágio trarão para o seio dos OS, de todas as cidades onde a Unicesumar tem alunos, uma verdadeira força transformadora, unindo a ‘argamassa do saber’ com a ‘atitude do fazer’”.

A expectativa de Ribas é que a parceria sensibilize mais Líderes empresariais. “Este Termo de Cooperação demonstra que o Pacto pelo Brasil é possível e o exemplo da Unicesumar fortalece o principal pilar de ação da Rede OSB. O Brasil e as futuras gerações agradecem”, concluiu.

Com informações da Unicesumar e Portal Agora

ObservatórioSocial de Campo Grande

O Observatório Social de Campo Grande é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e ética através da mobilização da sociedade. Localização: Rua 15 de novembro, 390 – Centro No prédio da Associação Comercial de Campo Grande – Escola de Varejo telefone 067 3312-5000 – ramal 5122 ou 067 3326-7279