Ministério sobe no ranking de transparência pública

15 de julho de 2015 15:53

Depois de ser considerado o segundo pior do Brasil no quesito transparência pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) mudou suas estratégias e conseguiu melhorar a vergonha do ranking, chegando à 12ª colocação. Segundo o CNMP, o órgão estadual, agora, atende 85,66% das exigências.

A pesquisa realizada entre 19 de maio e 3 de junho deste ano apontou que o órgão ainda deixa de cumprir 36 dos 251 itens avaliados pela entidade federal, todos relacionados ao detalhamento de despesas, número de cargos comissionados e relatórios de produtividade. Os únicos órgãos que atendem mais de 90% são o próprio CNMP, o MP de Santa Catarina e o Ministério Público Federal, que ocupam a primeira, segunda e terceira posição, respectivamente.

Numericamente, a transparência no portal do Ministério Público do Estado melhorou, mas faltam itens-chaves. Para o Conselho Nacional, o órgão sul-mato-grossense não permite que o usuário acesse por meio de links informações dos Portais de Transparência de anos anteriores; não atende nenhum item na categoria de detalhamento de despesas, onde são apresentados o regime de caixa, valores pagos por mês, volume de despesas mês a mês, e soma dos gastos gerais com pessoal encargos sociais, investimentos e outras despesas.

transparentômetro

Fonte: Correio do Estado

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Campo Grande/MS

O Observatório Social do Brasil – Campo Grande/MS é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e a ética através da mobilização da sociedade,

Rua 15 de novembro, 390 - Centro - predio da Associação Comercial de Campo Grande - 1º andar
CEP: 79002-140
Telefone: (67)3326-7279
E-mail: campogrande@osbrasil.org.br