PROJETO NACIONAL – OBRA TRANSPARENTE

A cidade de Campo Grande (MS) integra o projeto através do Observatório Social do Brasil e esteve presente na última capacitação realizada nos dias 08, 09 e 10 de abril, em Florianópolis/SC. A capacitação foi ministrada pela Controladoria Geral da União (CGU) através dos auditores palestrantes, senhor Franklin Brasil Santos e Rodrigo Paiva; no planejamento do trabalho de campo e apoio técnico: Rodrigo de Bona (CGU-SC); Everson Martins e Rosana Silveira (CAU-SC); e a coordenação geral dos trabalhos: BIANCA VAZ MONDO, da Transparência Brasil.

16 de abril de 2019 09:14

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

O Projeto Obra Transparente consiste em uma rede de 21 observatórios sociais atuando no monitoramento de obras de escolas e creches financiadas pelo governo federal em seus municípios.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil. 

O objetivo central do projeto é ampliar a transparência e a “accountability” na execução de projetos de infraestrutura educacional, atuando tanto para pressionar governos para a retomada de obras inacabadas, como para prevenir novos atrasos e paralisações por meio de um controle social mais ativo.

A cidade de Campo Grande (MS) integra o projeto através do Observatório Social do Brasil e esteve presente na última capacitação realizada nos dias 08, 09 e 10 de abril, em Florianópolis/SC. A capacitação foi ministrada pela Controladoria Geral da União (CGU) através dos auditores palestrantes, senhor Franklin Brasil Santos e Rodrigo Paiva; no planejamento do trabalho de campo e apoio técnico: Rodrigo de Bona (CGU-SC); Everson Martins e Rosana Silveira (CAU-SC); e a coordenação geral dos trabalhos: Bianca Vaz Mondo, da Transparência Brasil.

No primeiro dia de capacitação o objetivo foi a detecção de fraude e corrupção em contratações públicas. No segundo dia foi o monitoramento de editais e de execuções de obra (com base nos documentos de certames pré-selecionados pela Transparência Brasil e Controladoria Geral da União).  E, no terceiro dia foi o acompanhamento in loco de Obras Públicas (Creches, escolas e UPA) na cidade de Florianópolis.

Ao término da capacitação foi possível debater as informações recebidas e experiências vivenciadas.

Participaram aproximadamente 40 pessoas de 21 cidades do Brasil.

O evento foi gravado e, em breve, estará disponível para eventuais interessados. 

A capacitação teve ampla cobertura da imprensa local e regional, a exemplo dos links abaixo.

Record: http://bit.ly/2Gf1xgS 

Globo: https://glo.bo/2KEyzMR 

Matéria divulgada no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC):

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Campo Grande/MS

O Observatório Social do Brasil – Campo Grande/MS é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e a ética através da mobilização da sociedade,

Rua 15 de novembro, 390 - Centro - predio da Associação Comercial de Campo Grande - 1º andar
CEP: 79002-140
Telefone: (67)3326-7279
E-mail: campogrande@osbrasil.org.br