Receita Federal promove Seminário de Educação Fiscal

07 de outubro de 2015 18:33

A Delegacia da Receita Federal em Campo Grande/MS sediou nos dias 28 a 30 de setembro o Seminário de Educação Fiscal/2015, que foi organizado pela Analista Tributária e Representante Regional de Educação Fiscal da 1ª Região Fiscal Márcia Rabelo. A programação do evento foi composta de 20 horas, distribuídas no período da manhã e tarde.

A abertura do Seminário, no dia 28 contou com a presença da Procuradora da Fazenda Nacional de São Paulo/SP , Dra. Regina Hirose, que pôs em foco o Sonegômetro em contraste com o Impostômetro, além da importância da Educação Fiscal e da atuação dos Observatórios Sociais nos Municípios. Na sequência, o Prof. Dr. Marcílio Hubner, professor titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutor em Ciências Morfofuncionais e pesquisador em Neurociências discorreu sobre a Interdisciplinaridade e Educação Fiscal, ainda no período da manhã e durante a tarde concluiu sua participação no Seminário, com a palestra “Malhação Cerebral e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, no qual explicou sobre a necessidade de se exercitar o lado direito do cérebro, em nome da criatividade e consequentemente do amor, sem o qual dificilmente o cidadão conhecerá o lado mais humano, afetivo, em contraponto ao cidadão que pauta sua vida no egoísmo e no individualismo, que é alicerçado no lado esquerdo do cérebro, relacionando dessa forma, o funcionamento do cérebro com a corrupção política.

No dia 29, terça-feira, palestrantes traçaram um painel aduana. O servidor RFB Moisés Hoyos, da Alfândega Porto de Manaus expôs sobre o crime de pirataria no Brasil, que ocorre nas fronteiras nas formas de contrabando e descaminho. Dr. Luciano Stremel de Barros, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social nas Fronteiras (IDESF), fez um balanço sobre o custo do contrabando. Dr. Mário Júnior Bertuol do Tribunal de Contas da União (TCU) palestrou sobre as políticas públicas para as áreas de fronteiras. O Painel Aduana encerrou-se com a participação dos servidores Marcelo Rodrigues de Brito (IRF/Ponta Porã) e Clóvis Ribeiro Cintra Neto (IRF Mundo Novo), que compartilharam suas experiências nas fronteiras Sul-mato-grossenses. Após, foi realizada uma mesa de diálogo sobre Educação fiscal, cidadania e controle social. Ainda durante a tarde, o assunto foi o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), exposto pelo servidor RFB Paulo Régis, da 3ª Região Fiscal, por meio de videoconferência e foi também realizado um painel sobre experiências NAF com os próprios participantes do evento.

Segundo dia do evento com Painel Aduana
Segundo dia do evento com Painel Aduana

No dia 30, quarta-feira, a servidora Lilian Vasques proferiu sobre a metodologia da mensuração de eventos de educação fiscal. Em seguida, o servidor Altemir Linhares de Melo da 10ª Região Fiscal, apresentou o projeto sobre Comitê tributário de Santa Cruz do Sul. Durante todo o evento, ocorreram dinâmicas promovidas por Márcia Rabelo, para que houvesse interação entre os participantes. O evento encerrou-se com o Planejamento 2016 e Avaliação do Seminário, além de servidores da Receita Federal de Campo Grande e de outras regiões fiscais, foram convidados os membros do Observatório Social.


Membros do Observatório Social de Campo Grande participaram do eventoMembros do Observatório Social de Campo Grande participaram do evento

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Campo Grande/MS

O Observatório Social do Brasil – Campo Grande/MS é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e a ética através da mobilização da sociedade,

Rua 15 de novembro, 390 - Centro - predio da Associação Comercial de Campo Grande - 1º andar
CEP: 79002-140
Telefone: (67)3326-7279
E-mail: campogrande@osbrasil.org.br