UFMS e Observatório Social de CG assinam protocolo de intenções

16 de agosto de 2017 08:37

A UFMS e o Observatório Social de Campo Grande assinaram, na manhã de hoje, 10, um protocolo de intenções, com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as instituições.

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

Com informações obtidas no site do Observatório, são cerca de 3 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos quatro anos (2013 – 2016), com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente. É uma nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

Para Turine, a parceria com o Observatório é uma estratégia que vai envolver os alunos e fazer conexão entre os projetos das Instituições. “É papel da universidade a preocupação com políticas públicas que causem impacto no conhecimento. Nosso objetivo é participar, em parceria com instituições públicas e privadas, da construção e do desenvolvimento em prol do estado de MS”, pontuou.

Desenvolver projetos de pesquisas conjuntos, programas para realizar estudo de pós-graduação e pesquisa, intercâmbio de professores, alunos e técnicos, assim como material bibliográfico, são ações pretendidas pelas duas instituições.

Participaram da solenidade, o Reitor, Marcelo Turine, a Vice-Reitora, Camila Ítavo, os Pró-reitores de Administração e Infraestrutura, Claudio César da Silva, de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho, e de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, o Diretor da FAENG, Robert Schiavetto de Souza e os representantes do Observatório, Nelson Martins Fonseca, Helem Senna de Campos e Hélio Toshiaki Sayama.

fonte: https://www.ufms.br/ufms-e-observatorio-social-de-cg-assinam-protocolo-de-intencoes/

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Campo Grande/MS

O Observatório Social do Brasil – Campo Grande/MS é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e a ética através da mobilização da sociedade,

Rua 15 de novembro, 390 - Centro - predio da Associação Comercial de Campo Grande - 1º andar
CEP: 79002-140
Telefone: (67)3326-7279
E-mail: campogrande@osbrasil.org.br