PROJETO DE MONITORAMENTO DE OBRAS PUBLICAS – Relatório

O Observatório Social de Campo Grande realizou, entre os dias 05 a 10/08/2019 – visita as obras para construção de Creches em 25 localidades nesta Capital, veja o relatorio dos resultados obtidos.

11 de agosto de 2019 23:09

Apresentamos a seguir dados referentes à execução do Projeto de Monitoramento de Obras Públicas – realizada por voluntários do Observatório Social de Campo Grande, no período de 05 a 10/08/2019 conforme a seguir. O Projeto consiste em efetuar o acompanhamento e fiscalização de obras públicas, visando o exercício de controle social pelo cidadão, através de estimo ao serviço voluntário.

As obras selecionadas para analise situacional, foram aquelas relacionadas à área de educação, executadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, tendo como base o Projeto de Construção de Creches disponibilizado pelo FNDE para conferir os registros apresentados no Portal do SIMEC – Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Educação – disponível no seguinte endereço – http://simec.mec.gov.br/painelObras

O tipo de Projeto escolhido foi o do tipo B – PROINFÂNCIA, Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil , instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil. O programa atua sobre dois eixos principais, indispensáveis à melhoria da qualidade da educação:

  • Construção de creches e pré-escolas, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE, com projetos padronizados que são fornecidos pelo FNDE ou projetos próprios elaborados pelos proponentes;
  • Aquisição de mobiliário e equipamentos adequados ao funcionamento da rede física escolar da educação infantil, tais como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.

O Projeto Proinfância Tipo B tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 112 crianças em período integral. Foi considerada como ideal a implantação das escolas do Tipo B em terreno retangular com medidas de 40m por 70m e declividade máxima de 3%. modelo de projeto padrão de educação infantil, disponibiliza além dos recursos financeiros, assistência técnica e modelo de projeto padrão de educação infantil com os seguintes itens: MEMORIAL DESCRITIVO; PLANILHA ORÇAMENTÁRIA(Atualização 2013); PROJETO ARQUITETÔNICO; PROJETO ELÉTRICO; PROJETO ESTRUTURAL.

MODELO PADRÃO – FACHADA DA CONSTRUÇÃO

FILTRO PARA SELEÇÃO DAS OBRAS A SEREM OBSERVADAS

acessamos o Portal do SIMEC aplicando o seguinte filtro de dados:

Obras em Campo Grande (MS), executadas pela Prefeitura Municipal – tipo de projeto – Escola de Educação Infantil Tipo B
Quadro Resumo no site de uma obra que está paralisada
Quadro Resumo no site de uma obra que já está concluída e a creche já está funcionando
NA COLUNA A ESQUERDA É POSSIVEL BUSCAR DOCUMENTOS DIGITALIZADOS DA OBRA

EXECUÇÃO DO PROJETO DE MONITORAMENTO DE OBRAS POR VOLUNTÁRIOS

Nesta primeira etapa, captamos voluntários para realizar visita aos locais das obras e checar se os registros no portal e o atual estágio de execução estão corretos. No segundo momento, com o acolhimento de autorização do Gestor Municipal, para obtermos acesso a parte interna da construção, pretendemos verificar a qualidade das obras entregues, confrontando com dados registrados no orçamento apresentado.

Para captação de voluntários utilizamos o Portal Viva Voluntário, é um site do Governo Federal – patriavoluntaria.org/pt-BR

Esta plataforma foi feita para que você acesse ações de voluntariado, leia notícias sobre o programa e interaja com outros voluntários. Além de se inscrever em ações promovidas por instituições, é possível publicar fotos e resultados das atividades de que você já participou. É um ambiente feito para incentivar a conexão entre iniciativas e cidadãos, inspirar e ser inspirado.

17 voluntários se inscreveram na Plataforma. Todavia apenas 9 voluntários participaram do Projeto, que foi realizado entre os dias 05/08/2019 a 10/08/2019.

RELATÓRIO RESUMIDO DOS RESULTADOS OBTIDOS

Visitamos todas obras selecionadas e constatamos a seguinte situação:

  • 14 Obras já concluídas e entregues (Creches em funcionamento)
  • 04 Obras em execução
  • 07 Obras iniciadas mas paralisadas

Em relação aos dados no Portal do SIMEC constam 14 obras concluídas, 02 obras não iniciadas, 05 obras em execução e 04 obras paralisadas.

REGISTRO DOS TRABALHOS NO GOOGLE MAPS

Os registros das visitas foram inseridas no Aplicativo Googlemaps, no endereço onde a obra está localizada. Estão numeradas de 01 a 25 (as de numero 01 a 14 – obras já concluídas e na sequencia as obras ainda não entregues). Clicando em cada um desses números abre-se um quadro em menu suspenso, contendo a descrição – relato das realizadas, registros fotográficos, status da obra e o link para o portal do SIMEC onde se podem acessar outras informações sobre a referida obra. Para acessar o Google Maps, clique no link abaixo

MONITORAMENTO DE OBRAS PUBLICAS – CRECHE TIPO B – FNDE – https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1C7Yc4BF01L5MxluGGqZRqZVgE3qyqnhO&usp=sharing

veja registros fotograficos realizados nas respectivas obras no googlemaps

Vídeo com mensagem de voluntários do Observatório Social de Campo Grande, incentivando o cidadão campo-grandense a participar de ações voluntárias para o exercício da cidadania visando a paz, justiça e instituições eficazes.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Campo Grande/MS

O Observatório Social do Brasil – Campo Grande/MS é uma entidade sem fins lucrativos que busca valorizar a cidadania e a ética através da mobilização da sociedade,

Rua 15 de novembro, 390 - Centro - predio da Associação Comercial de Campo Grande - 1º andar
CEP: 79002-140
Telefone: (67)3326-7279
E-mail: campogrande@osbrasil.org.br